Benin: Eleição de um novo Presidente do Tribunal Constitucional
Presidente interino do Tribunal Constitucional desde a renúncia de Joseph Djogbénou, Razaki Amouda-Issifou torna-se oficialmente o presidente do tribunal superior. Ele foi eleito para assumir o comando da instituição em 11 de outubro de 2022, por seus colegas conselheiros.
Anteriormente Vice-Presidente e Presidente em exercício do Tribunal Constitucional, Razaki Amouda-Issifou beneficiou da confiança dos restantes membros da instituição para prosseguir a sua missão. Torna-se assim o primeiro responsável pelo Tribunal e deixa o estatuto de “presidente interino”. Eleito Presidente do Tribunal Constitucional, Razaki Amouda-Issifou entrega o cargo de Vice-Presidente a Sylvain Nouwatin.
Razaki Amouda-Issifou é um magistrado aposentado, ex-deputado e ex-secretário-geral da Comissão Nacional Eleitoral Autônoma (Céna). O novo Presidente do Tribunal Constitucional adquiriu também experiência na gestão das autarquias locais. Com efeito, em 2010, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Ouassa-Péhunco, que liderou até 2015.
O novo Vice-Presidente do Tribunal é também um antigo magistrado. Ex-secretário-geral do Tribunal Constitucional (2009 a 2016), Sylvain Nouwatin chefiou a Comissão Nacional Eleitoral Autônoma (Céna) no contexto das eleições presidenciais de 2006.