A ex-presidente da República Centro-Africana Danièle Darlan recebeu o "prêmio internacional para mulheres de coragem"
Várias "mulheres internacionais de coragem" foram homenageadas na Casa Branca por ocasião do Dia Internacional dos Direitos da Mulher, e entre elas, a ex-presidente da Corte Constitucional da República Centro-Africana, Sra. Danièle Darlan.
Em 2022, foi obrigada a aposentar-se do cargo de Presidente do Tribunal Constitucional Centro-Africano, em condições contestadas por ela, pelos colegas do tribunal e pela oposição.
Nesta quarta-feira, 8 de março, Danièle Darlan recebeu, junto com outras dez mulheres, seu prêmio de mulher internacional de coragem na Casa Branca.
Os prêmios desta 17ª cerimônia foram entregues pela primeira-dama Jill Biden e pelo secretário de Estado Anthony Blinken.
A declaração do Departamento de Estado elogiou Danièle Darlan e "sua defesa da Constituição de seu país, seu heroísmo em salvaguardar a independência judicial e sua recusa em ser influenciada por ameaças ou pressão política", bem como seu compromisso inabalável com o estado de direito.
O Departamento de Estado norte-americano destacou que seu último ato como presidente da Corte foi recusar uma reforma constitucional iniciada pelo poder. Sua tenacidade lhe rendeu o apelido de "Dama de Ferro".
Ressalte-se que o CJCA havia publicado em 20 de outubro de 2022, um comunicado de apoio e solidariedade à Sra. Danièle Darlan.